Post Thumb

 

Inundações urbanas e lixo nas ruas e córregos, o que os dois têm em comum? Têm tudo e ver. Atualmente, é estranho pensar que a catástrofe causada por uma inundação pode estar desvinculado de problemas sociais e ambientais. As enchentes dos rios para suas margens são naturais e cíclicas (ocorrem, em geral, todos os anos na época chuvosa). No entanto, sempre é possível aumentar os problemas com falta de planejamento e ocupação desordenada da superfície das cidades. Não é difícil associar as inundações ao descuido que a sociedade tem perante a Natureza.

 

Foto de uma inundação urbana e seus efeitos deletérios à população

 

Pode-se analisar um pouco a ligação entre as inundações nas cidades e o descuido com o lixo urbano, gerado pelas próprias pessoas e pela indústria e o comércio. A maioria das pessoas já notou que grande parte das ruas das grandes cidades brasileiras que sofrem de inundações periodicamente não estão sempre limpas, mas já se perguntaram por quê? Um dos motivos para isso é a ausência de cultivar a consciência ecológica e de praticar hábitos que preservem o meio-ambiente. Por que os brasileiros continuam a jogar seus dejetos nas ruas, em qualquer lugar, mesmo quando há lixeiras por perto? Por que boa pate dos brasileiros depredam as lixeiras ou, em geral, um bem público, como um monumento? Um bem público não pertence a todos? Muitos acreditam que jogar seus dejetos nas ruas, mesmo uma bituca de cigarro ou lenço de papel usado, sacos e copos plásticos, embalagens de guloseimas e garrafas de todos os tipos não fará mal algum. No entanto, normalmente esses pequenos objetos se acumulam em algum lugar, podendo ser um bueiro, um ‘Piscinão’, vão parar nos córregos, daí para os canais pluviométricos urbanos e, finalmente, nos grandes rios.

 

Lixo nos córregos urbanos: uma das principais causas das inundações.

 

Esse é um dos motivos para que as inundações urbanas estejam cada vez piores, pois, ano após ano, na época chuvosa, locais nunca antes afetados por inundações, o são, e aqueles locais que corriqueiramente já são afetados, ficam ainda mais vulneráveis.

 

Outra situação que deve ser muito bem refletida pela sociedade, é quando se retira a vegetação, porque a vegetação no solo ajuda na absorção de água da chuva, que deixa de ir diretamente para os córregos e canias pluviométricos. Quando se tem apenas asfalto e cimento, o solo fica impermeabilizado e a água escorre de forma rápida para os córregos e rios. Daí, as inundações são muito frequentes.

 

Referências:

https://www.pexels.com/photo/landscape-photography-of-mountain-and-body-of-water-2387418/

 

https://www.iguiecologia.com/saneamento-basico-no-brasil/lixo-e-esgoto/

 

http://www.impactounesp.com.br/2017/05/7-maneiras-de-combater-as-enchentes-nas.html